Tenho andado numa saudade loka desse blog, vontade de postar um milhão de coisas e produzir trocentas receitas. O difícil é que só tenho tido tempo a noite e as fotos não ficam tão maravilhosas, enfim, nada se compara à luz desse astro lindo que nos ilumina. Vou dedicar meus findis a criar delícias (só parece com a Carol falar assim), provavelmente mudarei a data da postagem semanal mas estarei sempre por aqui. Faça chuva ou faça sol. 





Hoje eu venho com uma delícia saudável que tem a intenção de melhorar o valor nutricional da sua alimentação. Oferecer saciedade e aquelas doses diárias de vitaminas que não conseguimos consumir na correria do dia a dia. A granola. Se você possui uma favorita vai mudar de opinião quando fizer esta daqui. O barato da granola caseira está em colocar aquilo de que mais gostas. Para que essa guloseima fitness me cative é necessário que tenha muita castanha, AMO, AMO, AMO, principalmente de caju. Eu me amarro naquele sabor (razão pela qual ainda morro por alguns chocolates garoto!) Você pode variar segundo sua vontade, só não vale transformar a granola em alguma coisa mega calórica!! Partiu receita?

Ingredientes:


300g de aveia (não serve em flocos tá?);
200g de uvas passas (se você não gosta te desentendo, sinceramente!);
150g de coco ralado;
100g de castanha de barú;
100g de castanha de caju;
5 castanhas-do-pará;
Mel ou melaço de cana;
100g de linhaça;
papel manteiga; 
forma grande;
Óleo de coco (para untar);


Modo de preparo:

Coloque as castanhas em um pilão, processador ou mesmo na ponta da faca, elas não devem ficar pequenas, a intenção é somente quebrá-las. Misture todos os ingredientes e vá colocando o mel ou melaço, e mexa bem. Deixe que o mel suje todos os grãos, que fiquem meio grudados. 

Disponha a mistura em forma com papel manteiga untado com óleo de coco e espalhe a mistura para que o contato com superfície quente, no calor do forno deixe os grãos bem crocantes, escolha uma forma grande. Leve para assar a 210 graus por uns 15 minutos. Dê uma mexidinha na forma, se tudo parecer grudado retire. Deixe esfriar e quebre os bloquinhos que se formam. Conserve em recipiente vedado. Dura crocante e macia por 15 dias. Eu te asseguro que é a granola mais delícia que já comeste na vida! Semana que vem tô por aqui.