Há alguns dias postei no insta um almoço delícia que rolou aqui em casa, mas só hoje pude postar o modo de preparo desta delícia que não tem dia nem hora pra ser um sucesso, homus. Se você não comeu eu recomendo que faças ainda hoje, ah, chama os amigos porque a parada rende pra caramba!




Se você já conhece a delícia e espera encontrar aqui no blog uma solução mágica para a retirada da pele do grão de bico, sorry, me vejo obrigada a te dizer que esse trem chato tem que ser retirado um a um, na paciência (eu totalmente me aproveito da mão de obra do marido durante o filminho que ele tá vendo!). O segredo é deixar o grão de bico de molho da noite para o dia e cozinhar bastante, assim fica bem fácil retirar a casquinha que envolve o grão. E ai, partiu receita??


Ingredientes:
200g de grão-de-bico cozido;
5 colheres de sopa de tahine;
2 dentes de alho;
150 ml de azeite;
Sal a gosto;










Modo de preparo:

Em uma panela coloque o grão de bico e cubra com a água (costumo fazer da noite para o dia), guardo na geladeira em recipiente fechado. No dia seguinte escorro a água que sobrou, uma vez que o grão de bico absorveu uma boa quantidade e coloco-o em panela de pressão. Para o cozimento desta porção costumo usar 1 litro, mais ou menos, a ideia é que a água cubra em alguns dedos os grãos. Deixe pegar pressão e cozinhe por 35 minutos. Se achar que o grão ainda está duro, acerte a água e cozinhe por mais alguns minutos. Transfira os grãos para uma vasilha, traga o lixo para perto de ti e abra a netflix, agora é apertar grão por grão até retirar o máximo de cascas. 


Depois deste trabalho chato e que te faz repensar o sentido da existência humana (dramática eu né?!) processe o grão de bico com os demais ingredientes: alho, sal, tahine e azeite. Dá pra fazer sem retirar a casquinha dos grãos, fica igualmente gostoso mas a barriguinha reclama um pouco. A casquinha do grão de bico é rica em fibras insolúveis, ou seja, gases. 


 Antes de montar o prato acerte o sal e certifique-se de que todo o alho foi processado e ninguém vai encontrar um pedação na porção. Sirva com pão sírio, torradas, biscoito de água e sal ou se der a louca, como eu, misture na salada e coma a colheradas. Gente essa comidinha satisfaz pra caramba e é uma ótima pra receber os amigos ou beliscar assistindo episódios de Gotham, aliás tô devendo a continuação das análises né? beleza, vou parar de enrolar! Abraços e fui!