A receita de hoje está entre as criações mais deliciosas e simples da culinária, gente é tão fácil, mas tão fácil que você nem acredita que faz tanta diferença na tua refeição. Vai por mim que essa é pra fazer, refazer e deixar sempre na geladeira. Eu meio que uso esse fundo (modo como é chamado na linguagem gastronômica) pra um mundo de coisas, aqui no blog ele esteve no risoto  http://www.sorvetedeananas.com.br/2015/09/risotto-gorgonzola.html, aliás foi bem no inicinho do blog. Além de hidratar o arroz e dar um sabor maravilhoso ao risotto, eu costumo usar para hidratar a soja, uma excelente maneira de se livrar daquele cheirinho de proteína texturizada que tanto nos atrapalha a gostar de soja! Dá pra usar como água de cozimento no arroz ou hidratar o arroz integral que também já postei aqui, óia só: http://www.sorvetedeananas.com.br/2015/12/arroz-integral.html

A ideia principal é deixar sua refeição mega saborosa e abdicar da carne por um dia. Devo dizer que me irrita profundamente a separação popular entre carne e frango, me explico. Frango não dá em árvore, não nasce do chão ou cai do céu. O bicho foi trazido ao mundo para te alimentar, ele é carne. Peixe é carne também. Camarão? carne também. Bato nesta tecla porque não reconhecer essas proteínas como carne é desmerecer a morte do bicho que vai te alimentar. A proposta é um pequenino boicote à indústria da carne, uma das mais destruidoras de florestas do planeta. Mais sabor e menos carne. Se você, como eu, compra pouca carne passe adiante essa receita e contribua para que mais pessoas se envolvam e a ideia de consumo consciente se espalhe ainda mais por ai. Partiu receita?

Ingredientes:

1 alho poró (use somente a parte clara); 
1 cebola média (roxa ou branca);
2 cenouras médias;
Salsão, um tanto bom. (não tinha por aqui, mas faz diferença!);
1 1/2 de água filtrada;
1 tomate maduro;
1 garrafa esterilizada;

Modo de preparo:

Se teus legumes forem orgânicos sugiro que sejam higienizados e colocados com casca e tudo na panela, caso não sejam, descasque-os. Coloque todos os ingredientes na panela e queime, isso mesmo. Acenda o fogo e coloque todos os ingredientes na panela, fique mexendo e sinta o cheiro excelente que virá, o importante é não deixar pregar, os legumes vão grudando, soltando cheiro e sabor na panela, esse processo deve demorar uns 15 minutos, cubra com a água, a quantidade desta deve variar segundo o tamanho de tua panela de pressão. Depois que a pressão pegar (Meu PAI como preciso de uma borracha nova!) conte 45 minutos e desligue, deixe que  a pressão saia naturalmente, os legumes devem estar super moles, retire-os e reserve. Se for possível fazer essa maravilha sem pressão legal, mas se como eu você não tem opção de gastar tanto gás faça como eu.  Transfira o caldo já frio para um vidro e o conserve tampado em geladeira, deve durar 6 dias se bem refrigerado e rende 1 litro. Enfim, siga a tua criatividade. Esse fundo é mega fácil e saboriza de maneira saudável e natural teus preparos, nada de pacotinhos repletos de conservantes. Processe os legumes restantes até que se tornem um creme, use para encorpar teu feijão, molho de tomates ou preparos líquidos (válido por 2 dias). Ainda não sei o que vocês pensam por aí, consumo consciente é o que pra você?