Aqui em casa nunca falta bolo, dia sim, dia também algum cheiro delicioso que sai do forno e inunda a casa. Tem pouca coisa tão maravilhosa quanto bolo quente e leite gelado, tipo combinação imbatível. Infelizmente às vezes me esqueço de registrar tudo para o blog, ou seja, maioria destes aos quais me referi ainda não fotografei ou calculei as quantidades. Bom mesmo é quando consigo cozinhar receita ainda de dia e aproveitando essa luz lindona que Deus nos dá diariamente.

A fofura do bolo vai depender demais do grau de acidez do teu suco. Não use suco pronto, esprema as laranjas até obter a quantidade da receita. Escolha laranjas com casca mais amarelada, se possível escolha laranjas bahia. Se optar por colocar mais suco certifique-se de a massa não esteja muito líquida para a forma, se julgar necessário acrescente umas colheradas de farinha de trigo, mas faça devagar e vá mexendo, a massa deve ficar cremosa. Raspe somente a casca e delicadamente, nada da parte branca porque amarga geral. Todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente. Escolha ovos caipira para que o bolo tenha cor mais amarela. Nunca abra a porta do forno antes de 30 minutos!!! Partiu receita?


Ingredientes:

Suco e raspas de 2 laranjas;
150 ml de leite;
300g de farinha de trigo;
200g de açúcar cristal;
3 ovos (claras em neve);
160 ml de manteiga derretida;
1 colher de sopa de fermento em pó;
1 colher de café (rasa) de amido de milho;
1 pitada de sal;
Açúcar de confeiteiro e suco de laranja (para a calda).


Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno. Bata as claras em neve e reserve. Em uma tigela separe e misture a farinha, amido, fermento e uma pitada de sal. Em uma batedeira adicione as gemas e o açúcar e bata até que a misture se torne um creme meio branquinho e fofo, prossiga adicionando alternadamente a manteiga derretida, o suco de laranja e o leite. Quando a mistura estiver homogênea, acrescente a farinha (e os demais secos já separados) aos poucos, para não estourar as moléculas de ar já incorporadas na massa.  Assim que a mistura estiver lisa desligue a batedeira (certifique-se de que não há nenhum gruminho de farinha na massa) e incorpore as claras manualmente, de debaixo para cima. 

Asse em fôrma untada e enfarinhada, por 45 minutos mais ou menos. O tamanho do forno, os tipos de placas de metal, o quanto fora pré-aquecido, a fôrma que usas, o tipo de massa que conseguiste alcançar... cada um desses fatores pode interferir no tempo de cozimento da massa. Por isto deves abrir o seu forno somente quando o cheiro de bolo já estiver no ar, espete um palito no centro e se o palito sair limpo é hora de retirá-lo e deixar esfriar. Meu forno é magnífico e mais rápido, aqui eu levei 35 minutos a 220 graus. 


Espere que esfrie um pouco para desenformar. Vou deixando alguns links de postagens nas quais falei de bolo, inclusive ensinei-os a fazer a farinha que eu uso aqui em casa: http://www.sorvetedeananas.com.br/2015/09/o-bolo.html?q=dicas
http://www.sorvetedeananas.com.br/2015/09/pao-de-lo-de-chocolate.html?q=chocolate

O fondant (calda cobertura) é opcional, o bolo fica igualmente ótimo sem ela. As caldas feitas com açúcar de confeiteiro são facílimas, basta colocar uma quantidade deste açúcar em uma tigela e ir acrescentando colheradas de algum líquido (leite ou suco da fruta).  Como o bolo é de laranja coloquei três colheradas do suco espremido e mexi, o açúcar derrete quase que instantaneamente então podes decidir a quantidade e a textura. Abraços e fui!