Voltando às guloseimas salgadas hoje venho de focaccia. O niver do marido chegou e eu quis fazer um trem que nunca faço: pão. Não acho fácil, nem me divirto sovando massa, no entanto, pode ser uma delícia preparar, vê-lo crescer, sentir o cheiro de fermento na cozinha... Enfim, pensei em focaccia na hora. Encontrei duas receitas ótimas, uma é do Gennaro Cotaldo um italiano muito maneiro e dono de um canal no youtube e a segunda, e escolhida, do panelaterapia. Fiz algumas mudanças para adequar a receita ao paladar daqui de casa. E ai, partiu receita?

Ingredientes:

140 ml de água morna;
1 colher de sopa de fermento biológico seco;
2 colheres de sopa de açúcar;
1 colher de sopa (rasa) de sal (usei o rosa);
180 ml de azeite extra virgem;
250g de farinha de trigo integral; 
300g de parmesão de ótima qualidade;
250g de polpa de tomates (usei o pacote pronto);
2 tomates maduros;
1 maço de manjericão desfolhado (para massa e molho);
1/2 dente de alho picadinho;




Modo de preparo:

Para iniciar o pão é preciso fazer a esponja, o que nada mais é do que alimentar o fermento com açúcar e água morna, coloque ainda duas colherinhas da farinha de trigo e cubra a mistura com plástico filme. A esponja deve dobrar de tamanho e ser porosa (daí o nome de esponja), deixe descansar por 15 minutos. 

Acrescente azeite (100 ml) , sal e farinha aos poucos e vá encorporando até acabar a quantidade indicada. Importa dizer que a massa deve ficar úmida, com o tipo de farinha que usei a massa fica um pouco mais sequinha, mas se usares a farinha branca a massa deve ficar grudando nas mãos. Unte uma tigela para recebê-la e deixe descansar até dobrar de volume. A ideia é manter a massa no ambiente mais quentinho da casa ou acender o forno e colocar a tigela em cima do fogão ajudando a massa a crescer. O problema é que na atual conjuntura sócio-econômica eu não posso deixar meu forno ligado só para lindeza crescer, (gás tá caro minha gente!) portanto esperei até que o volume atingisse o esperado. 

Assim que ela dobrar de volume coloque o manjericão e sove por alguns segundos para que as folhas se espalhem por toda a massa. Nesse ponto sugiro que proves, se julgar necessário junto com fio de azeite final moa um pouquinho de sal. Escolha a fôrma ou refratário que irá ao forno e unte com azeite, ajeite a massa na fôrma e faça algumas profundidades com a ponta dos dedos, jogue algumas folhinhas de manjericão por cima e rale o parmesão (o quanto quiseres). Regue com um fio de azeite especialmente em cima das folhinhas para que não sejam queimadas pelo calor. Asse em forno pré-aquecido ou até que a parte de cima esteja douradinha, por aqui levou 30 minutos a 200 graus. Enquanto a focaccia está no forno prepare o molho para o acompanhamento. Corte dois tomates bem maduros em pedaços grandes e leve ao fogo com a polpa, o manjericão, um pouquinho de alho e sal. Cozinhe em fogo médio ou baixo até que misture reduza e incorpore os cheiros. Monte uma mesa bem bonita e sirva seus queridos. Faça por ai e comente aqui embaixo. Bjos e fui.