Oie, tudo bom???? Tenho acompanhado bastante a culinária estadunidense nos últimos meses e percebido uma nova onda que eles apelidaram de Super Food. Como vocês devem saber os norte americanos são conhecidos por seus péssimos hábitos alimentares: comida rápida, super salgada, cheia de açúcar e quase tudo congelado. A população obesa tem aumentado e os problemas de saúde relacionados à situação têm chamado atenção do Estado, por isto um mega investimento em publicidade tem sido feito para incentivar o consumo de alimentos de bom valor nutricional, os blogs e sites relacionados ao tema tem faturado alto com patrocínios, publicidade e otras cositas más. 


Acompanhando as receitas é possível notar duas coisas. A primeira é que a tal super food tem um melhor valor nutricional, mas ainda e muito calórica (difícil abandonar hábitos ruins de uma vez só né?). 

A segunda é que as receitas não são exatamente super para nós, uma vez que no Brasil temos uma alimentação bem melhor. Frutas e legumes fazem parte de nosso cardápio diário, mesmo que as quantidades ainda não sejam ideais. Roubar fruta no vizinho, cheiro de fruta da estacão nas ruas (sempre amei os carrinhos de fruta espalhados pelo centro de Goiânia!), doce de caju da avó... enfim, aquilo que propagam como super é aquela bebida que nossa tia nos oferecia no lanche da tarde. Curti quase todas as receitas que li e achei que deveria fazer uma serie delas por aqui, farei adaptações em todas porque quero aproveitar nossas frutas, valorizar sabores, e claro, melhorar o valor nutricional sem encher-nos de calorias extras (eta panetone!!). Espero que vocês curtam e que uma alimentação saudável faça parte de sua vida permanentemente. E ai, bora pra receita?





Ingredientes  

3 bananas pequenas (na foto tem quatro mas acidentalmente comi uma enquanto preparava a receita!);
1 forma de gelo de cafe bem forte;
200 ml de leite de coco;
200 ml de leite de soja;
2 colheres de sopa de açúcar mascavo;
1 colher de sopa de biomassa de banana verde 
(é opcional mas já fiz aqui no blog: http://sorvetedeananas.blogspot.com.br/2015/10/biomassa-de-banana-e-pate-de-biomassa.html).




Modo de preparo

Embora não seja vegana decidi optar por uma delícia da qual os amigos veganos possam compartilhar, mas se sinta a vontade para fazer as alterações que quiseres, você pode adoçar com mel e usar leite de vaca ao invés de soja, por exemplo. Não troque o leite de coco porque precisamos de sua textura para encorpar o shake. Faça um café bem forte, coloques na forma de gelo e congele, deixe todos os ingredientes na geladeira enquanto o gelo fica pronto, quando teu café tiver se tornado gelo, bata tudo em uma jarra bem alta ou liquidificador até espumar, prove o doce, acerte segundo teu gosto e sirva assim, geladinho e cheio de espuma. 

O ideal é que as bananas não estejam maduras demais, assim temos sua textura mas nenhum sabor da fruta. Se não fores vegano coloques um ovomaltine depois de pronto que vai ficar da hora. Essa bebida é menos calórica do que o milk shake com sorvete, além de muito nutritiva. Se quiseres mais gelado e cremoso sugiro congelar em forminha o leite de soja. Curtiu, vai fazer, ama cafe? comenta ae! Abraços!