Oie, tudo bem? Se lembram que na postagem sobre ricota, confessei que eu e a berinjela não temos um relacionamento muito positivo, mas não rejeito um ingrediente sem tê-lo testado à exaustão? Pois é, depois de muitas batalhas, nas quais a berinjela levou a melhor, (esta postagem deveria se chamar berinjela 6 X eu 1) consegui achar um jeito de consumir a danada. Àqueles que não sabem, marinara é o nome dado ao molho italiano feito à base de tomates, azeite e alho, o molho é simples porque é um acompanhamento e não estrela, mas não se enganem, esse molhinho é matador, se conseguir fazê-lo com bons tomates já era, você come toda a receita sem tomar conhecimento, assim na colherada. Não contarei as desventuras com a berinjela (lágrimas escorrendo neste momento!), vamos aos louros! Lavei muito bem três berinjelas que fatiei em cubos e deixei de molho em uma solução de 50 ml de vinagre para um litro de água, a intenção é tirar o amargor. Deixe descansar por uma hora (nesse tempo vá e mexa a mistura fazendo com que todos os pedacinhos entrem em contato com o líquido) e enxague bem, notou que a água saiu escura e a berinjela ficou escurecida na parte clara e descorada na pele? Significa que agora o trem tá comível! Bora pra receita?


Ingredientes

7 tomates bem maduros picados (senão for possível compre a polpa pronta, mas nunca extrato, aliás tire isto de sua vida!);
Azeite à gosto (usei mais ou menos 100mls);
2 dentes de alho fatiados bem fininhos;
1 colher de sopa de sal (lembre-se que este é o sabor da berinjela);
cebolinha verde à gosto (Amo!!!! coloquei bastante!);
3 berinjela escorridas;
100ml de água (desculpe Itália mas meus tomates precisavam!) 

Modo de fazer

Doure o alho no azeite (panela grande e alta) e coloque o sal, acrescente os tomates, a água, a cebolinha e tampe. Deixe cozinhar até que os tomates tenham se derretido, se estiver usando polpa pronta veja se os aromas já estão harmônicos, não deixe seu molho secar, ele deve ficar cheiroso e cozido. Acrescente a berinjela e mexa bem pra que toda ela entre em contato com o molho,  cubra novamente e deixe cozinhar por 20 minutos mexendo de quando em quando. 
A berinjela irá soltar muito suco e murchar, por isto é importante mexer bastante para que molho e berinjela se tornem um só. Se você notar que o molho está secando e a berinjela reduziu ao máximo é o momento de desligar. Cubra com a tampa e deixe descansar por uma hora antes de servir (queremos o máximo de sabor para a danada!) Recomendo que você aqueça-a antes de servir. Aqui em casa ela acompanha, pães, macarrão e biscoitos salgados. Algumas outras ideias virão dessa marinara, aguardem!! Se fizer me conta aqui embaixo, aliás, você curte berinjela? já duelou com ela também?