Oi, tudo bão? olha só, hoje vamos de arroz tailandês, espero que gostem, eu amo!!!! Se você é daqueles que não experimenta coisas novas, blog errado caro leitor (desculpa ai, vou atacando de machadiana, kkk), brincadeirinha, fica aqui. 
       Sou daquelas apaixonada por novidades, se formos a um restaurante, você provavelmente me veria pedir coisas que nunca provei, tenho esse hábito. Descobri que amo ser surpreendida na culinária, não somente por ingredientes e combinações novas, mas principalmente por temperos. Pode parecer a mesma coisa, mas não é. Todos os cozinheiros, chefs e mestre cucas tem algum ingrediente que lhe cala mais ao coração. Provavelmente você nunca provará nada igual, exatamente igual e é exatamente esse barato que tenho curtido. Quando peço um prato quero ser surpreendida, mesmo em pratos simples. Ah fala sério, quem não curte uma surpresa? me refiro expressamente a coisas boas, nada de encontrar uma lagarta em sua salada (quem comeu no R.U da UFG levanta a mão!!!). 
     Foi pensando em temperos que decidi compartilhar essa minha receita. O arroz tailandês podia tranquilamente ser um arroz normal ou risoto, daqueles que colocamos legumes e carne, mas não é, pelo contrário, o barato desse prato é justamente a explosão de sabores provocada pelo curry, alho, gengibre e açafrão. Se assustou-se eu te entendo, a combinação pode facilmente virar um desastre, mas explico melhor. A culinária tailandesa tem uma variedade muito grande de pescados e insetos, se já te aventuraste na cozinha de água, doce ou salgada, deves saber que certos peixes exigem um tempero mais forte, exigem PRESENÇA, por isto a despensa deles tende a ser rica em ervas e picantes. Notou que os quatros ingredientes do meu arroz são puro aroma? não é atoa. Alguns acreditam que o povo preza pelos ingredientes saudáveis, eu não. Nossa culinária está sempre firmada sobre nossa atividade econômica, detesto o papo de: "na Sicília se preza pela longevidade, por isto tanto peixe e azeite", tá me zoando? olha aquele marzão! com aquilo na sua frente você investiria em criar galinha? fala sério. 
 A economia da Tailândia firma-se sobre a pesca, turismo e pequenas agriculturas de grãos, nada gigante e talvez por isto a culinária faça diferença pelo sabor e não pela variedade de ingredientes. Neste arroz proponho que explore seus sentidos mineiros e goianos com a combinação alho e açafrão (é tô puxando o saco descaradamente!), escolha a carne branca de sua preferência, eu fui de camarão, só não escolha os dois porque fica exagerado. Gosto de camarão, acho leve e tem uma textura boa, lembrando que camarão só toma um susto na frigideira, não cozinhe que ele que vira uma borracha, mesmo, um horror! Opte por aquele já limpo, mas se preferir fazer todo o processo é fácil, chato, mas fácil. (faço uma postagem só sobre isto depois), escolha legumes firmes e exagere na cor, faça de seu arroz uma festa! Bora pra cozinha?