De volta às receitas inspiradas. Speak Now é um álbum bem do início da carreira da Taylor, para mim não é especial, mas eu meio que amo aquela vibe adolescente. A versão nova, recentemente relançada, tem alguns títulos novos e 'I Can See You' é de longe a música que mais curti, especialmente por causa do clipe com o Taylor Lautner. Eu não queria fazer um doce, então passei a pensar em frutas e legumes nas cores do álbum e quando estive na feira encontrei umas batatas-roxas tão lindas que não dei conta, pensei na hora em Speak Now. 

 

Fiz trocentas coisas, mas a receita de hoje é o pão de quê. Vegano é um povo muito triste, porque a vida sem manteiga deve ser intolerável e espero que Deus os recompense pelo sacrifício, além de vegana a receita é ótima para quem é intolerante à lactose. Eu gostaria, todavia, de chamar atenção para uma coisa a qual não pude explicar. Quando os pãezinhos estão prontos você separa um tanto e põe para assar conforme o seu público, eles ficam grandes, lindos, super liguentos, uma perdição, mas quando são assados depois de congelados não ficam tão grandes. Eles crescem e arrebentam bem bonito, mas não ficam grandões e eu ainda não consegui entender o motivo. Se não fores vegano eu recomendo o uso de ovos. Partiu receita?


Ingredientes: 
300g de batata-doce roxa cozida;
500g de polvilho doce;
Gel de linhaça ou dois ovos. 
120ml de óleo de girassol ou azeite. 
Sal rosa. 
1/2 cebola roxa.

 

 

 

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas até ficarem bem macias e processe juntamente com a cebola. Esta última é super importante porque não tem nenhuma ervinha ou cheirinho então preciso de um sabor. Pão de queijo sem queijo já é anarquia o suficiente. Se optar por usar ovos agora é hora de adicionar. Para o gel basta colocar umas três ou quatro colheres de linhaça em 100ml de água, assim elas ficam hidratadas e soltam um gelzinho. Lembrando que você não deve usar mais nenhum liquido. 

 

Se for preciso amassar as batatas no garfo sem problema, mas certifique-se que está tudo lisinho, recomendo uma colher de sopa de sal porque a batata é doce, mas fica mesmo a teu critério. Adicione todos os ingredientes e amasse, ele fica menos gorduroso e líquido que um pão de queijo normal, especialmente porque não tem a parte de escaldar e é fácil de moldar se você deixar a batata esfriar um pouco antes de começar o preparo.

 

Em função da seca na Europa o azeite de oliva está pela hora da morte, mas se você puder comprar o sabor fica ainda melhor, ah, você também pode usar margarina se não tiver jeito. Enfim, uma coisa importante é não deixar a massa seca, se estiver grudando na mão e você sentir que precisa de mais polvilho recomendo que antes de acrescentar cubras a massa e deixe que descanse por uma hora, mais ou menos, esse tempo faz toda a diferença porque damos tempo ao polvilho de absorver a umidade e voltar a ressecar. 

 

depois de uma semana congelado

Em todo caso tenha uma porção de polvilho a mais para ir acrescentando se for necessário. Batata roxa não é uma modalidade encontrada em toda feira, então se você somente tem acesso à batata-doce normal será preciso usar corante para alcançar um tom de lilás semelhante ao álbum da Taylor. Asse por uns 25 minutos, em forno pré-aquecido, abra o forno e dê uma olhadela, o pãozinho vai estourar na superfície e estará douradinho na parte debaixo que tem contato direto com a forma. Depois de pronto é só retirar do forno e servir.