Ok, vamos lá, hora de maracujar, espera, hora de brigadeirar, quer dizer hora de festivar... esquece, é hora de lavar o rosto, escrever a bendita da postagem e ignorar as cigarras que não param de cantar, sério, onde eu consigo uns sapos, por favor? Seja lá qual o for o predador natural da cigarra eu acho bom aparecer na minha vizinhança porque isso aqui tá um zorra, o que me leva a postagem de hoje. Preciso me acalmar e a melhor maneira é com maracujá, eu estava devendo uma postagem do festival de brigadeiro então façamos a união dos trem: brigadeiro + maracujá = brigadeiro de maracujá. Esse aqui tem um porém, nada complicado, mas se tu não fizer vai dar ruim porque a acidez do maracujá talha o leite durante o cozimento aí tudo vira um zetel. 

 

Ingredientes:
395g de leite condensado;
2 maracujás bem maduros;
180 mls de água.
3 col. de sopa de açúcar;
1 col. de sopa de manteiga;
Leite em pó ou açúcar para enrolar.  

Modo de preparo:

Com a ajuda do processador processe a polpa de dois maracujás grandes com 180 mls de água e 3 colheres de sopa de açúcar. Processe bem e peneire para extrair o máximo das sementinhas. Leve a mistura ao fogo baixo e com a ajuda de uma colher de pau vá mexendo, a mistura vai diminuir de volume drasticamente, vai cozinhar, cozinhar e cozinhar, quando começar a grudar no fundo da panela desligue o fogo e continue mexendo, até esfriar. 

 

Transfira a geleia para uma outra panela e adicione uma colher de sopa de manteiga, mexa bem até que as duas se misturem e deixe que as moléculas de gorduram abracem a acidez que ainda resiste, basta misturar pois como a geleia ainda tá morna a manteiga derrete num instantinho. Adicione o leite condensado e mexa bem, ligue o fogo e cozinhe em fogo baixinho até desgrudar do fundo da panela, o mesmo esquema de qualquer brigadeiro. Com a receita pronta deite a mistura em um prato untado com manteiga e deixe que esfrie em temperatura ambiente. 

 

 

 

Eu preferi enrolar com açúcar cristal, mas você pode usar leite em pó ou açúcar refinado, só não use granulado de nenhum tipo para não esconder a coloração bonita. Lembrando que as cigarras estão me deixando louca então não se sinta vexado, me encaminhe todos os sapos que por ventura queiram se mudar para o cerrado.