Amo esse bolo para o café da manhã e não consigo imaginar maneira mais saborosa de começar o dia, uma fatia de bolo, uma nesguinha de chá e tá feito, dia iniciado com os dois pés direito. A farinha que uso aqui é um preparado feito com farinha de trigo integral, branca e amido, uma vez que não temos farinha específica para bolo aqui no Brasil.

Às vezes, as pessoas que acompanham o blog me perguntam porque razão meu bolo parece ser feito com uma farinha diferente porque é escurinho e porque o da foto não ficou igual ao que fizeram. As proporções são as mesmas, mas eu realmente não cozinho com farinha branca, há quase 6 anos optei por mais qualidade de vida e isso inclui não consumir produtos 100% refinados e aproveitar os nutrientes dos alimentos ao máximo. Partiu receita de bolo fofinho?


Ingredientes:

200g de açúcar demerara;
180ml de leite;
80g de granulado;
350g de farinha de trigo;
15g de fermento em pó;
2 colheres de sopa de manteiga;
2 col. de sopa de extrato de baunilha;
3 ovos;


Modo de preparo:
Unte e enfarinhe uma forma redonda de furo central. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Nosso bolinho de hoje é feito com o método cremoso, ou seja, em uma tigela separada batemos a manteiga com açúcar, quando o creme estiver fofo e esbranquiçado acrescentamos os ovos um a um sem parar de bater, acrescente o extrato de baunilha. 

Bolinho fofo e massa bem aerada começa assim. Açúcar, manteiga e ovos é uma dessas combinações divinas que na qual eu me perco, desvaneço nessa mistura harmoniosa e linda. Alterne a farinha de trigo com o leite e por último acrescente o fermento, procure fazer movimentos delicados, nada de força e de ficar batendo a massa até o fim dos tempos, tá misturada e sem gruminhos? fechou! 

Despeje o chocolate granulado e o encorpore à massa. Leve para assar em forno pré-aquecido a 190 ou 200 graus por aproximadamente 30 minutos, só abra o forno para o teste do palito quando o cheirinho de bolo já tiver invadido sua casa. Retire do forno quando o palito sair limpinho do centro, deixe esfriar antes de desenformar e é só servir.