Uhu, moqueca!! Se me detivesse pra te contar o tanto que esse trem é bom passaríamos tardes aqui, eu escrivinhando e você me lendo por ai. Parece estranho né, moqueca de banana?! pois cridita que o trem é bom! Descobri essa delícia há um bom tempo de vadiagem no youtube, mas há tempo mesmo, acho que nos idos da dissertação que insistia em não sair do papel, enfim, o tempo passou e eu totalmente esqueci da danada que só agora rolou. Vou pedindo desculpas pelas fotos porque a luz não tava legal, fiz a receita para o jantar e as fotos não ficaram nada que se diga: "nossa que foto linda que você fez", mas tá valendo. Lhes asseguro que a moqueca de banana é tão fabulosa quanto a moqueca de peixe, pode crer que você não vai perder em nada!! prometo! 

Ingredientes:

6 bananas da terra bem firmes;
2 cocos secos;
8 castanhas do pará picadas grosseiramente;
1 pimentão vermelho;
1 pimentão verde;
Cebolinha picada;
1 colher de chá de açafrão;
Azeite;
1 pimenta dedo de moça;
Sal;
6 colheres de sopa de coco ralado;
200g de vagem picada ( em chiffonade pra ficar bonitinho!);
2 tomates maduros e firmes;


Modo de preparo:

Já ensinei a receita do leite de coco aqui no blog, então segue o link: http://www.sorvetedeananas.com.br/2016/10/leite-vegano-ii-coco.html. Com o leite pronto reserve e guarde as sobras da peneira no congelador (semana que vem posto uma receita bem gostosa com esse coco), corte as bananas em rodelas ou meio tortas (como as da foto) na espessura de um dedo indicador, pois se ficarem finas se desmancharão no cozimento. Corte em rodelas os pimentões e tomates sempre mantendo uma maior espessura. 


Para o preparo sugiro uma dessas frigideiras grandes, woks ou similiares mas qualquer panela de fundo espesso será eficiente. Regue a panela com uma boa quantidade de azeite, mais ou menos dois fios, coloque duas colheres de chá de sal e o açafrão, mexa bem e deixa que o açafrão se espalhe. Disponha as bananas seguindo a circunferência da panela e bem coladinhas uma na outra, quando as bananas acabarem coloque camadas dos demais ingredientes: pimentões vermelhos, verdes, vagem e tomates. 



Cubra os ingredientes com o leite de coco, mais ou menos dois dedos acima, jogue cebolinha verde e as castanhas picadas para finalizar. Se você você gosta de pimenta eu recomendo a dedo de moça, retire as sementes sem machucar a casca vermelha e coloque por cima. Cubra a panela e deixe cozinhar. É importante corrigir o sal provando da banana junto com o caldo uma vez que um pode ficar salgado enquanto o outro é doce. O cozimento dura uns 25 minutos para que os legumes não se desmanchem. 


A banana deve estar macia e cheia do sabor do caldo, que provavelmente terá reduzido um tanto bom. O leite dos cocos deve render o suficiente para uma moqueca bem suculenta. Prefiro as moquecas com menos caldo mas esta é uma escolha tua, enjoy. Vou ficando por aqui e torcendo pra que essa receita saia da tela direto pra tua cozinha. É realmente surpreendente o quanto essas sabores se completam e agradam ao paladar; de boas, é muita brasilidade numa receitinha só!!