Essa delícia vai pra enorme lista de receitas com banana que existe aqui no blog, além de uma fruta saborosa ela é super barata, alimenta, mata a vontade de doce, vira um sorvetinho da hora e é uma sobremesa excelente para qualquer refeição. Sempre que rola uma boa promoção de bananas pode crer que você me verá na fila do caixa com o carrinho lotado. A receita de hoje surgiu daquela vontade galopante de caramelo salgado que tenho dia sim, dia não. Olhei as bananas maduras no balcão, abri a geladeira, conferi o armário e pensei: já era! Bora cozinhar! Gente essa torta é uma delícia! Se você gosta da combinação bolo e caramelo salgado vai se esbaldar nessa guloseima. Partiu receita?

Ingredientes

1/2 laranja;
200g de açúcar cristal;
4 colheres de sopa de manteiga;
150g de farinha de trigo;
1/2 colher de café de amido de milho;
1 colher de sopa de flor de sal;
3 ovos;
170g de iogurte integral;
3 colheres de biomassa de banana verde (em temperatura ambiente);
1 pitada de canela em pó;
1 pitada de sal;
1 pitada de bicarbonato de sódio;
7 bananas nanicas cortadas em rodelas (bem maduras);

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno. Escolha uma forma redonda de tamanho médio, coloque-a diretamente sobre a chama do fogão (fogo baixíssimo!), derreta nela a manteiga se certificando que toda a superfície esteja amanteigada. Agora coloque os 150g de açúcar e a de flor de sal. Espalhe o açúcar por toda a superfície, mantenha o fogo no mínimo e deixe que comece a derreter, você pode mexer de vez em quando para ajudar o açúcar a entrar em contato com superfície quente, mas lembre-se de que isso açucara e estraga o caramelo, faça somente o necessário para impedir que este se queime!! 




Se a fôrma ficar muito quente retire-a da chama e deixe que o açúcar derreta somente com as sobras de calor, o importante é não deixar o caramelo queimar, sua cor correta é âmbar, olha ai na foto e não perca o ponto! Depois que o caramelo se tiver formado prove, se julgar necessário acrescente um pouco mais de flor de sal, cubra o caramelo com a rodelas de banana e reserve.

 Em uma tigela amasse três bananas e esprema a laranja, misture bem e reserve. Em outra tigela bata os ovos, 2 colheres de manteiga e 50g de açúcar, assim que a mistura ficar esbranquiçada acrescente a biomassa (ensinei a fazer aqui ó: http://www.sorvetedeananas.com.br/2015/10/biomassa-de-banana-e-pate-de-biomassa.html) por último coloques o iogurte. Agora acrescente os secos aos poucos, farinha de trigo, canela, amido de milho, bicarbonato e sal e vá misturando sempre. 


Quando a massa estiver pronta e sem gruminhos de farinha acrescente a banana amassada, mexa e derrame a mistura sobre a forma. Asse por 45 minutos a 220 graus, desligue o forno e deixe esfriar no forno mesmo, desenforme quando ela estiver morna. Você pode servir morninha ou gelada. Como sou  'a louca' do bolo quente quase pelando nunca consigo esperar, ainda mais se tiver uma bola de sorvete pra acompanhar, mas enfim, você manda. Sugiro que ao refrigerar a mantenhas coberta para que não resseque. Volta e meia falo de caramelo salgado por aqui, alguém mais é maluco por essa iguaria? tchau e fui!