Quem já comeu flor de sal com doce de leite deve conhecer o deleite que o título desta postagem traz à memória. Delicado e com sabor a flor de sal ou sal marinho salgam e dão um toque especial aos preparos, a combinação foi para mim um acontecimento. Claro que sou amante de doces, mas nada ao exagero, gosto de sabor e de experiências novas, doce por doce não tem graça, por isso provar a delícia me deu certeza de que eu deveria fazer caramelo salgado. Devo avisar que é simples, mas é preciso atenção redobrada para o ponto do açúcar. A calda combina com tudo que tua criatividade permitir (uso pra cobrir cheesecake), ou consumir à colheradas, tipo um pote inteiro para meu delírio. Partiu receita?


Ingredientes:


1 xícara de creme de leite fresco;
1 xícara de açúcar cristal;
1 colher de sopa de sal marinho ou flor de sal;






Modo de preparo:

Amorne o creme de leite fresco com a colherada de sal e reserve. Em uma panela alta coloque o açúcar e leve ao fogo médio, espere até que comece a derreter, fique pertinho mexendo a panela e rodando a mistura pelo cabo, atente ao cheiro, cor e temperatura do fogo. 
Não mexa o caramelo com colher.
Quando o açúcar derretido apresentar aquela linda cor âmbar acrescente o creme de leite morno e mexa vigorosamente (fogo médio ou baixo), o ponto deve passar um pouquinho do napê. Se teu caramelo endureceu ao receber o creme de leite tudo bem, basta mexer bastante até que todo ele se dissolva. Depois que caramelo e creme de leite se tornaram uma calda linda e uniforme, vá aos poucos acertando o sal (se necessário), no entanto cuidado, o sal deve ser um sabor a mais e não o dono da festa. Lembrando que a medida é um pra um. Pela foto é possível perceber dois tipos, um está mais líquido e brilhante, o que indica menor tempo de fogo, o outro está menos brilhante e mais denso, o que indica maior tempo de cozimento. Façam por aí e aproveitem muito!