Foi mais ou menos assim... tava eu de boas no supermercado para comprar umas guloseimas e me entreter quando vi sair uma fornada de pão francês: valha-me Deus nosso Senhor, exclamei eu. Resisti bravamente por cerca de 7 segundos, resoluta me inclinei sobre o balcão e perguntei: por acaso vocês tem esse trem quentinho na versão integral? Com o pãozinho quente no pacote me lembrei dos churrascos na casa da família do marido.

Se você pensou em pão de alho quentinho, saindo da grelha acertou em cheio. Passei no caixa correndo e vim para casa tão rápida que devem ter achado que fugia de um zumbi. Obviamente e como toda "cidadã de bem" (os eleitores do bozo mataram essa expressão!) imediatamente comi o pão com manteiga e deixei os outros para a receita que viria a ser meu jantar. Meio que tinha quase todo o necessário na minha geladeira e aquilo que faltava já estava na minha cestinha antes mesmo de topar com o pão, mas você pode adaptar a receita ao seu paladar ou à sua geladeira. Partiu receita?

Ingredientes:

3 pães do tipo francês;
1 col. de chá de pasta de alho;
2 col. de sopa de azeite;
2 pitadas de sal;
2 col. de cebolinha verde picada;
1/2 tomate em brunoise;
1 copo de iogurte natural sem sabor;
150 g de ricota ou 1 pote de requeijão;
100 g de presunto magro picado;
1 colher de sopa de manteiga.

Modo de preparo:

Sabe aquele delicioso queijo cottage? pois é, é caro, por isso faço o meu processando a ricota e o iogurte juntos, mas se você se encaixa na lista de personas que não gostam de ricota (dude, not cool!) pule esta parte do preparo e use um requeijão não saborizado. Em um  processador coloque a ricota, meio copo de iogurte, alho, azeite, sal e processe. A intenção é atingir uma consistência firme como a de requeijão ou maionese, se necessário coloque mais iogurte ou ricota. 

Prove a mistura, acerte  a quantidade de sal e processe novamente. Fora do processador acrescente os demais ingredientes e misture. Corte a tampinha da parte de cima do pão e retire o miolo, passe um pouco de manteiga nas cavidades, recheie e cubra com a tampinha. Asse em forno médio até dourar um pouquinho, uns 10 minutos. O barato dessa delícia é que você pode fazer umas trocentas versões, sem carne, só a pasta de alho, com queijo... "para o infinito e além!!" Ele fica quentinho, crocante por fora mas cremoso por dentro, temperado na medida certa e com um cheiro que não tem jeito, você cai de boca!