Tô de volta pra deixar todo mundo com água na boca. Gente eu sou amante de queijos, o brie, serra da estrela e gorgonzola são uma perdição, eu meio que perco todo o controle e caio de boca. E é claro que um queijo magnífico como o gorgonzola precisa de uma receita que o celebre e da qual seja a estrela, pensei em soufflé mas hoje vim de crepe. O queijo gorgonzola é original de gorgonzola na Itália, uma comuna pequena aos arredores de Milão. Essa delícia possui de 25 a 35% de gordura, é feito do leite de vaca e demora em torno de 4 a 5 cinco meses para estar pronto. 

É salgado e tem aroma muito particular de queijo envelhecido, o mofo adicionado é proveniente de bactérias naturais, e já não há nada de artesanal em sua fabricação. A matemática é meio doida e justifica o preço, trata-se de 600 litros de leite para 6 kilos de queijo, é eu sei, louco né?? Essa medida é referente aos mais finos gorgonzolas italianos por isto desconfie quando vir este queijo muito barato, porque provavelmente será de menor qualidade, seja por uma maturação prolongada ou por erro no processo de coalho. Apresentações feitas, partiu receita??

Ingredientes:

4 ovos (caipira de preferência);
160 g de farinha de trigo integral (usei semi integral);
300 ml de leite;
1/2 colher de sopa de sal;
2 colheres de sopa de chia;
300g de gorgonzola;
150g de muçarela (sim gente este é o correto em língua portuguesa);
Azeite para a frigideira;


Modo de preparo

Bata os ovos delicadamente com fouet ou garfo, acrescente o leite e a farinha aos poucos e alternadamente, por último coloque a chia e bata mais um pouquinho, é importante que tudo se tenha incorporado e que não haja nenhum gruminho de farinha. Tampe ou cubra com papel filme a tigela e  leve a mistura para a geladeira. Deixe descansar por no mínimo 30 minutos e no máximo um dia. Para o recheio pique a gorgonzola em pedaços pequenos e também a muçarela (eu piquei porque já comprei fatiada), caso tenhas a peça sugiro que rales.  

Ao retirar a mistura da geladeira dê uma mexidinha porque a farinha integral tende a descer para o fundo, mas acaso percebas que a mistura engrossou muito coloques uma ou duas colheres de sopa de leite. Isto acontece porque o grânulos de farinha absorvem o leite e se tornam maiores, então um pouquinho mais de leite é suficiente. Aqueça, em fogo baixo, uma forma antiaderente com um  fio de azeite (usei minha nova aquisição, uma linda frigideira de cerâmica sobre a qual devo escrever em breve). Se tua frigideira for pequena cada crepe deve equivaler a uma concha de leite, a espessura é mais fina do que a de uma panqueca então meça com jeito. A minha frigideira é bem maior e como acho lindo crepes grandes coloquei mais ou menos duas conchas para cada crepe. 

Espere aparecer furinhos por toda a massa para virá-la, a primeira crepe pode demorar uns dois minutos para ficar pronta, mas depois que a frigideira estiver quente será super rápido. Assim que um lado estiver no ponto vire e coloque o recheio, a quantidade depende de sua vontade, como fiz somente quatro coloquei generosas porções. Para cada crepe repita o fio de azeite. Você deve escolher o lugar da massa em que colocará o recheio, ou escolha um lado e dobre o outro por cima (como na tapioca), ou faça como eu e coloque o recheio no centro e cubra com os dois lados. Eu mais que recomendo que tenhas duas frigideiras à disposição, se perceber que uma ficou quente demais e o crepe está ficando escuro antes de cozido, troque a frigideira. Capriche na escolha da louça e sirva com uma salada colorida e suco geladíssimo. Se quiser tornar a receita fit substitua o queijo por uma ricota ou peito de peru que ficará excelente também. Desejo um ótimo finde e uma deliciosa refeição. Ah, já fiz outra receita com gorgonzola por aqui:http://sorvetedeananas.blogspot.com.br/2015/09/risotto-gorgonzola.html. Bjks, fui!