Esse negócio de festival de brigadeiro é problemático, agora eu tenho favoritos e ao invés de fazer os novos quero repetir os preferidos, dia sim, dia também, aí socorro, pra quê eu inventei esse trem de brigadeiro mesmo? agora a pessoa tá obcecada. Quem poderá me defender? eu, a balança! Yep. Só ela pra me segurar e Deus, claro, porque de resto, fodeu, a pessoa tá entregue à doçura das variações matemáticas da equação leite condensado mais alguma coisa. 

Ingredientes: 

395g de leite condensado;

200g de castanhas misturadas;

30g de manteiga;

2 col. sopa de extrato de baunilha;

100g de açúcar;

Forminhas. 

Modo de preparo:

Para começar: as castanhas. O mix deve ser de castanhas, nada de grãos, sementes ou frutas secas, escolha castanhas de caju, do pará, avelã, amêndoa, barú e mais alguma que seja sua predileta. Escolhi as castanhas defumadas porque como o praliné são castanhas caramelizadas eu não queria que o sabor do caramelo fosse a estrela, o defumado quebra um pouco do perfume doce e sabor forte do açúcar queimado, mas isso é particular, se tu não gostas de sabores defumados não uses. 

Castanhas trituradas é hora de fazer o praliné, prepare uma superfície para receber o caramelo pelando, pode ser um silpat, esteira de fibra de vidro ou outra superfície untada com margarina. Sempre prefira margarina para untar as coisas, pra quê desperdiçar manteiga untando trem? tá tudo pela hora da morte no supermercado, "é só tirar a Dilma" um retardado disse em algum momento. 

Em uma panela antiaderente leve o açúcar e espalhe, assim que ele começar a caramelizar e a cor âmbar acontecer acrescente as castanhas e mexa, o açúcar há de continuar escurecendo e o processo é rápido, quando as castanhas estiverem envolvidas no caramelo desligue o fogo e despeje a mistura sobre a superfície untada ou silpat, espalhe bem e deixe esfriar por completo. Se usar silpat ou fibra de vidro retire e só então pique, grosseiramente, e leve para o processador, aqui é o pulo do gato,  é importante manter pedaços, nada de fazer o praliné virar pó. 

Triture rapidamente e pare o processo, retire o pó de praliné que se forma no fundo e torne a triturar, acho que uma duas, três vezes já tá massa porque não queremos pedaços pequeninos, a parada é alcançar pedaços caramelizados, mais ou menos, do tamanho de amendoins. Faço questão, é grande o suficiente para sentir o sabor do grão e pequeno para não machucar nossa boca. Reserve praliné fino e grosso separadamente.


Fora isso o esquema é o mesmo, panela de fundo espesso, leite condensado, manteiga, extrato de baunilha, fogo médio, quando o brigadeiro começar a desgrudar da panela acrescente o praliné mais grosso e continue mexendo até o ponto de brigadeiro de enrolar, despeje a mistura em um prato untado e deixe esfriar em temperatura ambiente, nada de geladeira! 

 

 

Para enrolar os brigadeiros use a mistura de praliné fino, o ideal é que o pedaços não estejam grandes, mas que não tenham sido feito pó. Essa é minha pedida preferida no café da Carole Crema, amo, amo, meu marido curtiu, mas continua aloprando pelo de capim santo e chocolate branco, fazer o quê? Abraços doces, defumados e deliciosos, como eu, meu ego, minha mente brilhante, meu talento magnífico, minha modéstia sem par... abraços!