Seguindo com o festival de brigadeiro hoje vamos de olho de sogra. Tem coisa mais maravilhosa do que brigadeiro? pergunta retórica. Só não entendo como demorou tanto para eu inventar isso aqui no sorvete. Certamente você já comeu olho de sogra em algum casamento, se não gostou, por favor, procure o médico psiquiatra mais próximo porque seu caso é de medicação, ou talvez seja mais barato tentar a marreta do pica-pau, a escolha é sua, mas não deixe de cuidar da sua sanidade mental. Só pra constar que se optar pela marreta tamos aí pra ajudar...

Supostamente sogra tem olho grande, fica supervisionando o que faz a nora e é meio assustadora, mas pode ser doce, dai o nome da guloseima. Não me pergunte como nasceu esse doce, se foi uma nora criativa e vingativa ou um desses casos no qual o nome não tem a ver com nada, seja como for se trata de um docinho com ameixa seca.

 

Não curto a versão original, na qual a ameixa fica na parte de cima, às vezes mordemos e a ameixa cai, outras vem toda na primeira mordida, e já vi até gente morder e o trem cair cair no chão, por essa razão, e para dar mais sabor, costumo picar a ameixa e soltar na massa depois que o brigadeiro está pronto, mas ainda quente. 

Você também pode soltar a ameixa picada durante o cozimento e deixar o brigadeiro ficar com a cor escura e caramelada, fiz isso no aniversário da minha mãe e fez enorme sucesso, e pra sincera eu até prefiro porque sou doida por ameixa seca, doce de leite, por exemplo, é bom, mas doce de leite com ameixa? valha-me Deus é bão demais da conta! Enfim, não tem segredos, partiu receita? 

Ingredientes:
395g de leite condensado;
100g de ameixa seca desidratada e picada;
30g de manteiga;
Açúcar cristal, ou leite em pó para enrolar;
2 colheres de sopa de extrato de baunilha;

 

 
Modo de preparo

Pique e reserve a ameixa para o final do preparo. Com exceção do extrato de baunilha leve os demais ingredientes ao fogo baixo em panela de fundo espesso. Aos pouco ajuste a temperatura para fogo médio e quando o creme estiver ganhando consistência acrescente o extrato de baunilha, mexa avidamente até que a mistura desgrude do fundo da panela. 

Não pare de mexer porque não podemos deixar o açúcar caramelizar, a graça dessa versão é o brigadeiro branquinho e a ameixa escura solta. Quando alcançar o ponto continue cozinhando, sem deixar de mexer, por mais ou menos três minutinhos, desligue o fogo e mexa bastante para a temperatura cair um pouquinho e acrescente a ameixa picada, mexa novamente e deixe o brigadeiro esfriar para enrolar.

Sim, você deve enrolar com açúcar cristal, fato, mas a cozinheira aqui tava sem açúcar cristal, pra ser sincera tinha mascavo, refinado, de confeiteiro, demerara, demerara baunilhado, mas não tinha o puro açúcar cristal. Poderia ter ido buscar? poderia. Quis me trocar e ao supermercado? não. Por quê? preguiça. Pode crer que quando fizer novamente posto outras fotos. Partiu receita?